O canal História vai assinalar as comemorações da Revolução dos Cravos com a emissão de um especial hoje, das 15:00 às 17:00 horas, dando visibilidade a testemunhos de pessoas como Mário Soares, Francisco Pinto Balsemão e Fernando Tordo.

«Crime Continuado» vai dar a conhecer «o processo que levou à instauração da ditadura em Portugal», abordando os diferentes órgãos de repressão, controlo e organização, segundo o divulgado em comunicado.

A produção, integralmente nacional, vai trazer os testemunhos de Mário Soares, Fernando Tordo, Francisco Pinto Balsemão, Adriano Moreira, Urbano Tavares Rodrigues, Edmundo Pedro (ex-tarrafalista), Manuel Silva Lopes (guarda prisional do Tarrafal), e muitos antigos prisioneiros da PIDE.

Cada documentário, com duração de cerca de 50 minutos, proporciona um olhar privilegiado sobre o aparelho repressivo, recorrendo a arquivos de acessos limitados como o repositório da RTP, o Arquivo Nacional de Imagens em Movimento, o acervo da Army Service Forces, o arquivo da CIA – Freedom of Information Act, e também uma colecção de imagens recolhidas pela Cinequipa.

0 Comments:

Post a Comment